As Três Esferas da Educação
Platão, o grande filósofo grego, em sua obra A República, no século V a.C., formulou pela primeira vez no mundo
Ocidental uma visão sobre as três formas de educação necessárias para conduzir
adequadamente um ser humano em direção ao bem e à realização de seu destino
potencial. Como o homem é dotado de corpo, mente e alma, ele necessita de três
tipos básicos de educação:
·
a educação material (ou física), que visa proteger, manter e desenvolver o corpo e a saúde;
·
a educação intelectual (ou humana, ou liberal), que
busca desenvolver o intelecto e os conhecimentos do mundo da mente, como o
domínio das várias artes e ciências;
· a educação ética (ou moral, ou espiritual)1, que objetiva educar o espírito humano para o bem,
a virtude e a nobreza.
É claro que esta divisão é meramente pedagógica, pois
é fácil perceber o quanto cada área da educação afeta todas as demais. Desde
Platão, praticamente todos os pensadores sustentaram esta distinção entre a
tarefa de transmitir conhecimento à mente e a de edificar o caráter.
Toda educação que recebemos, quer
formal, quer informal, pode ser dividida, para efeitos de simplificação, em
três grandes esferas: educação material, educação intelectual e educação ética.
A educação material transmite
o conhecimento das coisas necessárias à manutenção do corpo, da saúde e da
vida. Sem ela a vida humana seria impossível. Ela começa desde a infância,
quando os pais alertam a criança sobre quais alimentos são saudáveis (“Querido,
coma também o alface, não só as batatas fritas!”), sobre o que não devem
pôr na boca (detergentes, plantas venenosas) e quando a estimulam a caminhar, a
dar cambalhotas e a serem ativas fisicamente. Esta educação material estende-se
por toda a vida, pois sempre estaremos aprendendo novas coisas para melhor
preservar ou restaurar a saúde do corpo. Grandes ciências como a Medicina, a
Nutrição e o Saneamento Público, por exemplo, são também manifestações deste
tipo de educação.
A educação intelectual é aquela
à qual estamos acostumados na educação formal, ou seja, o estudo das várias
ciências e artes como a Matemática, as Línguas, a Música. Sem a educação intelectual
a vida seria bruta e selvagem, sem beleza ou refinamento. O conhecimento das
várias artes e ciências estimula o aprimoramento da vida, o aumento do conforto
e da qualidade de vida, o desenvolvimento das várias formas de governo, da
administração, das profissões e das civilizações.
A educação
ética é voltada para o cultivo dos valores humanos e éticos, para o
desenvolvimento da consciência, da empatia, dos bons modos e do comportamento
adequado. Embora evidentemente haja valores morais distintos em sociedades e
períodos históricos variados, reconhece-se haver um conjunto de valores que,
por sustentarem a vida e lhe darem significado, são atemporais e universais.
Tais valores estão expressos em documentos como a Declaração Universal dos
Direitos Humanos e a Declaração Universal dos Direitos da Criança, por exemplo,
além de serem encontrados nas bases de todas as tradições espirituais e
religiosas. São valores como a Veracidade, o Amor, a Justiça, a Honestidade, o
Perdão e a Caridade.
Exercícios:
1)
Quais os três tipos de educação que existem? O que cada uma delas ensina?
R:
________________________________________________________________________________
2)
Qual a importância da educação ética?
R:
________________________________________________________________________________
3)
O texto acima diz que uma das funções da educação ética é o desenvolvimento da
consciência e da empatia. O que você entende por consciência? E por empatia?
R:
________________________________________________________________________________
4)
Dê exemplos de como percebemos, no dia-a-dia, que uma pessoa é movida por uma
boa consciência.
R:
________________________________________________________________________________
5)
Dê exemplos de como percebemos que uma pessoa tem empatia.
R:
________________________________________________________________________________
O esquema abaixo sintetiza o
que vimos no capítulo anterior e nas considerações acima a respeito da
educação. Nosso eu, aquilo que somos, nosso caráter, é o resultado
complexo da interação entre nosso caráter
congênito ─ com suas dimensões
hereditária e inata ─ e nosso caráter
adquirido, basicamente construído a partir da educação material, humana e ética
que recebermos.
Portanto, cada filho, criança e ser humano, tem de ser tratado
diferentemente, pois cada um tem suas características e necessidades próprias.
Algumas crianças buscam mais atenção, outras são mais agitadas, ou mais
nervosas, ou mais passivas, ou mais amorosas, etc. Há aquelas com mais dons
para os esportes, outras com mais habilidades manuais, ou musicais, ou sociais,
ou matemáticas, ou lingüísticas, etc. São como plantas belas, mas distintas.
Como pedras preciosas, mas diferentes.
É de suma importância que
especialmente as crianças mais nervosas, mais agitadas, mais irrequietas e mais
negativas sejam criadas num lar de amor, de aceitação, de acolhimento e de
inclusão na escola. Como já vimos, suas características difíceis devem ser
encaradas da mesma forma como um bom jardineiro encara o cultivo de uma planta
rara e exigente, ou como um lapidador enfrenta a tarefa de lapidar um diamante.
Finalmente, devemos lembrar que aceitação não é reforço. Cabe
aos pais através do amor, da paciência, do toque, do aconselhamento, da
disciplina e de todas as infinitas interações que têm com a criança ajudar o
filho a superar as dificuldades e não reforçá-las. Por exemplo,
se a criança tem uma natureza tímida e tem a tendência de ficar grudada na saia da mãe e de afastar-se
de estranhos e escuta os pais dizendo a toda a hora: “Ela é assim mesmo, é
muito tímida!”, isso não ajuda, além de reforçar sua dificuldade. Ao invés
disso, os pais devem:
1)
Reconhecer a natureza do filhos
(Ele tem tendência a ser tímido, ao invés de ele é tímido)
2)
Aceitar a natureza do filho
(Para não ficar irritado, zangado ou frustrado com o filho)
3)
Modelar a natureza do filho (Como um bom jardineiro ou
lapidador, educando o filho a ser cortês, a cumprimentar as pessoas, a olhar
nos olhos delas, etc.)
4)
Ser perseverantes na ação
educacional (Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!)
Exercícios:
1) Qual ou quais
das alternativas abaixo demonstram melhor esta afirmação:
“A educação pode transformar tudo, menos a sua natureza”.
_____A criança é
como uma esmeralda. Com a educação ela poderá se transformar em diamante.
_____A criança é como
uma esmeralda. Com a educação, ela será burilada e cada dia esta esmeralda será
mais bela e mais atrativa, mas jamais será um rubi.
_____O aprendizado da
moral e da boa conduta é muito mais importante do que o conhecimento dos
livros.
_____As crianças da
mesma idade, do mesmo país, da mesma raça e até da mesma família, educadas pelo
mesmo indivíduo, são iguais no que diz respeito ao grau de inteligência e
compreensão.
_____Graças aos esforços
amorosos do professor, as crianças tidas em pouca conta podem alcançar altos
níveis de realizações.
Notas e Bibliografia:
1. Não nos importa aqui fazer uma distinção entre os três
termos, já que são usados por diferentes pessoas e em diferentes contextos,
como sinônimos. Se quisermos, entretanto, refinar os termos, podemos dizer que
a educação ética trata de tudo aquilo que é intrinsecamente bom ou mau,
conforme beneficia ou não a vida. Tais valores éticos seriam entendidos como
eternos e universais. A educação moral, embora baseada na ética, enfoca
o bem e o mal à luz da cultura e dos costumes, definindo-os segundo regras
limitadas pelo tempo e pelo espaço. Já a educação espiritual enfoca a
ética dando um significado transcendental a seus valores, de acordo com
padrões arquetípicos geralmente originados na tradição filosófica ou religiosa.
Há também abordagens de educação espiritual pós-metafísicas, apoiadas na
ciência reconstrutiva e na fenomenologia da transdendência. Não se deve
confundir, entretanto, a educação espiritual, com a educação meramente
religiosa. A educação espiritual é a combinação entre transcendência (o
que é metafísico, ou pós-metafísico) e ética (o que é eterno e
universal). Já a educação religiosa é a combinação entre transcendência
e moral (o que é costumeiro e determinado pela cultura e pelo
período histórico).
2.
Bahá’u’lláh . Seleção dos Escritos
de Bahá’u’lláh. Editora Bahá’í do Brasil, Rio de Janeiro, 1977. CXXII,
p.164.
3.
‘Abdu’l-Bahá. The Promulgation of Universal Peace.
Willmette, Ill., Bahá’í Publishing Trust, 1989. p. 175-6
Um comentário:
Olá Beust!
Gostaria de saber se você poderia disponibilizar esse material em pdf.
Tenho muito interesse nesse seu trabalho, porém não encontro disponível!
Grata!
Talita Moreira
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